sábado, 19 de maio de 2012

A Grande Exposição Universal e a Torre Eiffel

A Grande Exposição Universal (Exposition Universelle) decorreu em 1889, em Paris. Ela aconteceu entre os dias 6 de maio e 31 de Outubro. A Exposição também foi uma comemoração pelo centenário da Revolução Francesa (1789). Cobria uma área de 50 hectares: Champs de Mars, Trocadero, estação d'Orsay, explanada dos Invalides e uma parte do rio Sena. A exposição Universal, que incluia o Palácio das Belas Artes e o Palácio das Artes Liberais, teve 61.721 expositores e recebeu mais de 33 milhões de visitantes durante 6 meses. Casas chinesas, mesquitas, pavilhões indianos, templos maias, pavilhões de colônias e de países da Europa, da Ásia, da África, das Américas (acreditem, tinha um Pavilhão do Brasil!)atraiam os visitantes. Dois balões à hidrogênio levavam os turistas a admirarem a exposição do alto. À noite, o público se preparava para o momento mais esperado, quando as fontes luminosas, espalhadas ao longo dos jardins, eram acesas.
A Torre Eiffel foi construída especialmente para essa ocasião, e prevista para ser desmontada logo depois. Foi o símbolo principal da Exposição, e ainda servia de entrada. Concebida pelo engenheiro Gustave Eiffel. Com 300 metros de altura, era a construção mais alta do mundo. Ela foi a maior polêmica do evento.
Com sua estrutura esguia e elegante, 7.300 toneladas de ferro perfeitamente encaixadas, 1 milhão de rebites, 2,5 milhões de parafusos, conquistou a França e o mundo. Foi inaugurada em 31 de março de 1889, depois de dois anos e dois meses de trabalho e aberta ao público a partir de 15 de maio. Ela maravilha e ao mesmo tempo, escandaliza. Seus adversários protestam: "Essa torre vertiginosamente ridícula, dominando Paris como uma gigantesca chaminé de fábrica, é a desonra de Paris", escreveu Maupassant. Seus admiradores argumentaram que o recorde mundial de altura estava batido. Adaptado de:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.